Outubro Rosa / Câncer de mama

Outubro Rosa / Câncer de mama

Bom Dia minhas Divas!!!! Hoje nós vamos falar sobre um assunto que para muitas mulheres ainda é um tabu, O câncer de mama!Esse assunto é muito importante e só discutindo sobre ele, fará que seja apenas uma pagina da sua vida virada!

youtube-avatar

Conhecendo a Doença

O câncer de mama é o crescimento descontrolado de células da mama que adquiriram características anormais (células dos lobos, células produtoras de leite, ou dos ductos, por onde é drenado o leite), anormalidades estas causadas por uma ou mais mutações no material genético da célula.

A doença ocorre quase que exclusivamente em mulheres, mas os homens também podem ter câncer de mama.
Existem mutações que fazem com que uma célula apenas se divida exageradamente, mas não tenha a capacidade de invadir outros tecidos. Isto leva aos chamados tumores benignos ou não cancerosos.
Quando ocorrem mutações no material genético de uma ou mais células, e estas adquirem a capacidade não só de se dividir de maneira descontrolada, mas também de evitar a morte celular que seria normal no ciclo de vida de qualquer célula do organismo, e também de invadir tecidos adjacentes, elas dão origem ao câncer.
Estas células, agora cancerosas, adquirem a capacidade de se desprender do tumor, entrar na circulação (linfática ou venosa) e se implantar em outros órgãos. Esta capacidade de sobreviver em meio a outro tecido ou órgão é uma particularidade das células cancerosas, que também conseguem promover crescimento de novos vasos para alimentar a sua própria divisão celular exagerada.
Assim, tumores malignos ou cânceres, além de constituir populações de células que crescem exageradamente, invadem outros tecidos diretamente ou pela circulação e são um risco à vida dos indivíduos.
O câncer de mama, além de ser classificado em diversos tipos, com características e graus de gravidade diferentes, deve sempre ser estadiado, isto é, passar por uma avaliação quanto à sua extensão e disseminação. Este estadiamento determina se a doença é localizada (precoce), localmente avançada (tumor grande e com gânglios comprometidos) ou metastática (espalhada para outros órgãos).

outubro-rosa-editado-617x460

Tratamentos

Os tratamentos podem ser classificados em:

Terapia Local
A terapia local visa tratar um tumor no local, sem afetar o resto do corpo. A cirurgia e a radioterapia são exemplos de tratamentos locais.

Terapia Sistêmica
A terapia sistêmica refere-se a drogas que podem ser administradas por via oral, ou diretamente na corrente sanguínea para atingir as células cancerosas em qualquer parte do corpo. A quimioterapia, a terapia hormonal e a terapia-alvo são exemplos de terapias sistêmicas.

Terapia Adjuvante e Terapia Neoadjuvante
Os pacientes com doença detectável após a cirurgia são, muitas vezes, submetidos a algum tipo de tratamento (quimioterapia, hormonioterapia ou terapia-alvo) adicional para impedir uma recidiva, estes tratamentos são denominados terapia adjuvante. O objetivo da terapia adjuvante é destruir essas células remanescentes.

Alguns pacientes podem precisar de algum tipo de tratamento, como quimioterapia ou terapia hormonal, antes da cirurgia, com o objetivo de reduzir o tumor, e permitir uma cirurgia menos invasiva, o que é denominado terapia neoadjuvante.

Por isso é muito importante fazer o auto – exame e manter suas consultas com o  Ginecologista em dia!

 

O Outubro Rosa

é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.

43431c_cf1dc67ecf524abdaeaa1d34a8bf0983

A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade (www.komen.org).

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc. (www.pink-october.org).

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente. 

2010_tokio_tower

Eu faço um trabalho visitando mulheres com câncer no Hospital Pérola Byington 1 vez por mês, junto com minha cunhada Simone e  nossa amiga Natalia e passar um tempo com elas me fez ver o quanto são forte, e o quanto amam e valorizam a vida, muitas das vezes quem nos faz rir são elas com piadas e gargalhadas intensas! Para quem quiser saber mais, basta ir na nossa pagina do Facebook: Pipoca, Tapioca e Paçoca.

14141988_618479354988641_4080618274096134769_n     13912597_602869539882956_3210282165600663221_n13912423_602869393216304_5482020937095196066_n      13912708_602831813220062_8980527658524956278_n

Sabemos que não é fácil descobrir uma doença tão seria, mas passado o impacto inicial do diagnóstico de câncer de mama, é fundamental que você saiba que não está sozinha e que, com informação e tratamento adequado, você tem chances de cura. É bom você saber que não está sozinha, não se isole, não se esconda, viva intensamente a cada minuto, ria bastante, se achegue aos familiares e amigos queridos. Tenha fé! Nunca deixe sua fé se abalar.

outubro-rosa-praticas-saudaveis-por-leandro-reis-personal2 

Essa é uma mensagem para vocês mulheres guerreiras  que a tempos não passa em uma consulta de rotina ou não faz o auto – exame por medo. Vista a camisa Rosa e Lute conosco, VOCÊ É BEM MAIS FORTE DO QUE PENSA.

outubro-rosa-2015

 Então é isso pessoal muita força a todas. Essa semana tem mais um post com  novidades incríveis da Beauty Fair 2016, porque essa feira me rendeu bastante. Adoro!!!!!!

Anúncios

Um comentário sobre “Outubro Rosa / Câncer de mama

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s