Você sabe o que é o Setembro Amarelo?

Você sabe o que é o Setembro Amarelo?

Bom Dia minhas Divas, tudo bem?  Hoje vim falar de um assunto delicado mas que deve ser conhecido por todos, o Setembro Amarelo (mês da conscientização e prevenção do suicídio). Então vem comigo para entender tudinho.

maxresdefault-660x330

Assim como há meses para prevenção de alguma doença ou situação de risco para a sociedade como o Novembro Azul ( Prevenção ao câncer de próstata) ou o Outubro Rosa (Prevenção ao câncer de mama), também há o Setembro Amarelo que aborda um assunto muito importante: O Suicídio!( O dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Ele foi trazido ao Brasil pelo CVV – CENTRO DE VALORIZAÇÃO A VIDA, CFM – CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA e ABP – ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA)

A ação ainda é recente, começando desde 2014 em Brasília, se espalhando para outros estados e crescendo cada vez mais, nos alertando que o Brasil é o 8º País com maior porcentagem de suicídios segundo a pesquisa da OMS (Organização Mundial da Saúde) Esse estudo ainda relata que a cada 40 segundos, 1 pessoa comete suicídio no mundo. No ano passado, a OMS lançou outro dado preocupante: o suicídio já mata mais jovens no mundo do que o HIV. é a segunda maior causa de mortes na faixa etária de 15 aos 29 anos, perdendo apenas para acidentes de trânsito.

A ação nos trás a uma realidade muito próxima porém pouco vista pela sociedade. Esse assunto é importante, pois o suicídio ainda é um assunto tabu em nossa sociedade, mesmo levando mais de 800 mil vidas por ano. As pessoas não falam sobre isso, mas não impede que seja uma prática comum. As pessoas tem dificuldade em se sensibilizar com a dor do próximo ultimamente. Precisamos falar mais sobre o suicídio e o Setembro Amarelo é um modo de dar voz a esse assunto. De acordo com a  Organização Mundial da Saúde, 9 em cada 10 casos poderiam ser prevenidos.

h

Você pode ser ajudador de alguém desesperado pelo sumiço da dor. Tratar o suicídio como “FRESCURA” pode trazer a você remorso e dor para o resto de sua vida, porque depois que a pessoa se vai é possível perceber a dor que ela sentia. Por isso temos que nos atentar aos sinais que as pessoas nos dão, de que o ato de tirar a própria vida está próximo.

Sintomas e frases de quem pode a qualquer momento cometer o suicídio:

setembroamarelo01

a

Abra sua mente, seja luz na vida de alguém, traga a vontade de viver a alguém…se informe mais sobre esse assunto!

E para você que está sentindo uma dor que parece nunca acabar…procure alguém para conversar e entender a sua dor, você não está sozinho e há muitas pessoas dispostas a estender a mão. Eu sou uma delas. Me procura no facebook Bruna Rocha Makeup, chame por mensagem  e conversaremos um pouco.

 

Meninas e meninos é isso! Espero que tenham gostado e Deus abençoe todos.

 

 

 

Anúncios

2 comentários sobre “Você sabe o que é o Setembro Amarelo?

    1. Isso mesmo Maiara! É mais fácil julgar quando não sentimos a dor do outro. Porém temos que buscar ser mais sensíveis ao nosso próximo…uhuuuu Já estamos no Outubro Rosa e eu adoro esse mês em particular. Bora coscientizar.

      Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s